Primeira Temporada

 Fontes do Texto: Memória Globo e Wikipédia 
Imagens capturadas em vídeos no Youtube
 Fontes de Resumo: Animablog do Sítio, Episódios do Sítio
 e Resumos feitos pelo blog

Segunda versão do programa infantil Sítio do Picapau Amarelo, baseado na obra de Monteiro Lobato. Inicialmente, as histórias do Sítio do Picapau Amarelo eram exibidas dentro do programa Bambuluá (2000), comandado pela apresentadora Angélica. Com 15 minutos de duração, elas duravam uma semana, sendo levadas ao ar diariamente.
Assim como na primeira vez em que foi ao ar, em 1977, a equipe da nova versão manteve-se o mais fiel possível à obra de Monteiro Lobato, mas se preocupou em aproximar o programa da atualidade. O aspecto rural presente na obra de Monteiro Lobato foi mantido, sem abrir mão de mostrar também a realidade dos grandes centros urbanos. A redação era feita por Luciana Sandroni, Mariana Mesquita, Cláudio Lobato e Toni Brandão.
O elenco inicial da nova versão era formado por Nicette Bruno (Dona Benta), Dhu Moraes (Tia Nastácia), João Acaiabe (Tio Barnabé), César Cardadeiro (Pedrinho), Lara Rodrigues (Narizinho), Isabelle Drummond (Emília), Cândido Damm (Visconde de Sabugosa), Izak Dahora (Saci), Jacira Santos (Cuca), Aline Mendonça (Marquês de Rabicó), Zé Clayton (Burro Falante) e Sidnei Beckencamp (Quindim). O programa contava com ainda com a participação especial de Ary Fontoura (Coronel Teodorico).
 A primeira temporada, durou do final de 2001 até o ano de 2002, contando as histórias de Monteiro Lobato. Igual a primeira versão da Rede Globo em 1977, o Sítio de 2001 também teve histórias criadas somente para a televisão. Mas, no caso da versão 2001, as tramas dos livros de Lobato acabaram mais depressa, pois, na primeira temporada as histórias eram contadas em um ritmo mais rápido, e cada livro durava uma semana para ser contado (ou duas nos episódios "O Picapau Amarelo"; Reforma da Natureza; Histórias Diversas, três semanas no episódio Memórias do Picapau Amarelo e quatro semanas em "Os Doze Trabalhos de Hércules").


Capítulo 1 – Emília ganha vida!

Tia Nastácia grita por Narizinho. A menina do nariz arrebitado come jabuticabas com sua boneca. Emília cai da jabuticabeira e um dos seus olhos desgruda. Dona Benta lê mensagens na internet e recebe uma de sua filha Antonica, dizendo que o seu neto Pedrinho vem para o Sítio. Narizinho leva a sua boneca para Nastácia consertar. Na cidade, Pedrinho sonha com o Sítio. Narizinho vai à beira do ribeirão para dar comida para os peixes, ela adormece. Um peixe e um besouro aparecem em cima da menina e conversam sobre o fenômeno. Depois que o besouro vai embora, Narizinho se apresenta para o peixe. Ele convida a menina para conhecer seu reino. Narizinho e Emília vão e ficam encantadas com o local. Saci pega o cachimbo do Tio Barnabé. Narizinho é bem recebida no reino. Ela conhece o sentinela Sapo Major. Tia Nastácia e Benta preparam quitutes para a chegada de Pedrinho. Dona Carochinha chega ao reino à procura do Pequeno Polegar. Narizinho e a barata brigam. Emília ganha vida, pega o óculos de Carochinha e corre. Narizinho fica pasma.

Capítulo 2 – As pílulas do D.Caramujo somem!

Emília corre com os óculos. Dona Carochinha vai atrás. Príncipe chama os guardas. Narizinho e Polegar tentam alcançar a boneca. Pedrinho sonha com o Sítio. Dona Carochinha continua atrás de Emília. Príncipe Escamado alcança Narizinho e a convida para conhecer o reino. Emília encontra um caminho sem saída e Dona Carochinha comemora. Dona Aranha e suas filhinhas vão até o palácio. O Príncipe Escamado pede para a costureira fazer um vestido para Narizinho. A Aranha termina. A Menina fica deslumbrante e o espelho quebra. Dona Aranha fica feliz, pois o seu encanto foi quebrado. Tio Barnabé faz um novo cachimbo e Saci observa. Dona Aranha resolve ficar como aranha, pois já está acostumada. Nastácia pensa em fazer um leitão assado para a chegada de Pedrinho. Rabicó observa e corre. Benta recebe outro e-mail de Pedrinho. No reino, Narizinho dança com o Príncipe. Carochinha bate na cabeça de Emília e ela cai. A Barata pega seus óculos e encontra o Polegar. Emília fica desmaiada. O Baile Real continua. O Bagre Mordormo aparece com Emília desmaiada. Narizinho se preocupa com sua boneca. Doutor Caramujo acorda a boneca com um beliscão. O Médico do Reino das Águas Claras avisa que eles poderão saber quem fez aquilo com a boneca. Narizinho avisa que ela é muda de nascença. Doutor Caramujo vai dar uma das suas pílulas falantes e percebe que elas foram roubadas. Príncipe Escamado fica pasmo.

Capítulo 3 – O sabugo de milho!

Tia Nastácia estende as roupas no varal. Saci apronta com a cozinheira. No Reino, o Sapo Major toma as pílulas do Doutor Caramujo pensando que fossem pedrinhas, por ordem do Príncipe. O Sapo desmaia ao tomar 99 pílulas. Nastácia conta a Dona Benta que o Saci está rondando o Sítio. A Avó não acredita. Príncipe Escamado manda seus guardas procurarem as pílulas. Narizinho tem a ideia de fazer novas pílulas. Doutor Caramujo explica que não dá. O Médico tem a ideia de pegar a falinha de um papagaio e colocar em Emília. Narizinho prefere que Emília fique muda. Major Agarra aparece e pede para ser operado. Saci queima o feijão de Tia Nastácia. Rabicó fala a Tio Barnabé que não viu Narizinho. O Porco foge ao ver Nastácia. A Cozinheira dá bolinhos para o Velho comer com Pedrinho. O Peixe Serra corta a Barriga do Major. Emília e Narizinho tapam os olhos. Doutor Caramujo encontra as pílulas na barriga do Sapo. Dona Benta e Tia Nastácia arrumam o quarto de Pedrinho. Narizinho explica que o Major tomou as pílulas pensando que fossem pedras. Caramujo avisa que agora eles podem curar Emília. Dona Benta e Tia Nastácia andam pelo capoeirão a procura de Narizinho. A Cozinheira se assusta, pois ali perto é a caverna da Cuca. A Bruxa canta em sua caverna. Emília engole a pílula falante. A Boneca começa a falar que não gostou da pílula, pois tem gosto de sapo. Emília tem a ideia de guardar várias coleções em um canastra. Doutor Caramujo explica a Narizinho que isto é fala recolhida. Emília fala, fala, fala, fala. Pedrinho chega ao Arraial dos Tucanos e encontra Tio Barnabé. O Velho mostra os bolinhos. Pedrinho sobe no Pangaré a caminho do Sítio do Picapau Amarelo. Emília conta a Narizinho que Dona Carochinha a fez desmaiar. Tia Nastácia e Dona Benta se preocupam com Narizinho. A Cozinheira chama a menina. No Reino, Narizinho e Emília ouvem o grito. As duas chegam ao Sítio. Dona Benta fica pasma ao ver Emília falando. A Avó fala que Pedrinho está chegando. Cuca observa tudo em seu Caldeirão. Narizinho penteia os cabelos de Emília. A Menina do Nariz Arrebitado dá a ideia de a boneca se casar com o Marquês de Rabicó. Dona Benta e Tia Nastácia arruma a mesa do almoço. Emília e Narizinho arrumam o Rabicó. Pedrinho chega ao sítio. Pedrinho também fica pasmo ao ver Emília falar. Pedrinho coloca suas botinas e brinca com Narizinho. Os dois nadam no Ribeirão. Na hora do lanche, Pedrinho dá uma boneca que fala para Narizinho. Emília não gosta. Um perfume para Dona Benta, um livro de receitas para Nastácia. Pedrinho e Narizinho vão brincar. Narizinho pede para Pedrinho fazer um boneco de sabugo de milho com um sinal de coroa na cabeça. A Menina explica seu plano de casar Emília com Rabicó. Pedrinho arruma o sabugo e Narizinho, a roupa. Depois, o Visconde de Sabugosa fica pronto. Pedrinho fica com fome e sai. O Menino deixa o sabugo em cima de um livro na biblioteca. O Visconde ganha vida.

Capítulo 4 – A turma volta para o Reino das Águas Claras!

O Visconde de Sabugosa entra em um livro e começa a ler. Emília aparece e vê o livro se mexer. A Boneca deduz que é um rato. O Sabugo sai do livro e avisa que não é um animal. O Bagre Mordomo avisa ao Doutor Caramujo que o Príncipe só vive suspirando. O Médico avisa que ele deve se casar com Narizinho, pois sofre de narizite aguda. Emília e Visconde conversam. A Boneca sai e chama Pedrinho e Narizinho. A Menina avisa que o Visconde é o pai de Rabicó e que o porco é um príncipe. A Boneca se encanta, pois vai virar princesa. Dona Aranha dita como irá ser escrita a carta de pedido de casamento. Dona Benta, Tia Nastácia, Tio Barnabé, Pedrinho e Narizinho conhecem o Visconde com vida. Depois, Narizinho explica o seu plano para casar Emília com Rabicó. Depois, a Menina avisa que no momento Emília é a Condessa de Três Estrelinhas. Visconde sai à procura de Rabicó. Tia Nastácia colhe algumas goiabas. A Cozinheira conversa com a Vaca Mocha. Narizinho passa maquiagem em Emília. Visconde faz o pedido de casamento em nome de Rabicó. Emília aceita e fala suas condições. Dona Benta e Tia Nastácia fazem quitutes e doces para o casamento. Narizinho leva Rabicó para o noivado. A Menina sai para buscar uma abóbora. Pedrinho fica feliz ao pescar mais peixes que o Tio Barnabé. O Velho encontra a carta dos peixes. O menino decide levar para Narizinho. Emília bate em Rabicó, pois o porco limpou as mãos no vestido. Visconde tem a ideia de usar um vidro azul para representar Rabicó. Pedrinho aparece e entrega a carta. Depois, o Príncipe lê a carta de resposta e comemora, pois a menina disse sim. O Rei do Reino manda o Bagre Mordomo enfeitar a rosca que veio com a carta de diamantes para ser a nova coroa. Todos arrumam a mesa de doces para o casamento de Emília. Pedrinho será o padre. Emília e Rabicó sobem ao altar. Pedrinho pergunta se eles aceitam se casar. Emília aceita, apenas para virar princesa. Rabicó parte para a mesa de doces. Pedrinho acaba revelando toda a verdade a Emília. A Boneca desmaia. O Bagre Mordomo manda o Major Agarra cuidar da coroa. Narizinho fica triste, pois Emília não fala mais com ela. Dona Benta pede para eles não falarem mais em casamento. A Menina se lembra do seu casamento e sai. A Avó fica pasma com a pressa da menina. Um guarda anuncia que Visconde, Narizinho, Rabicó, Pedrinho e Emília estão chegando ao Reino. O Príncipe fica radiante.

Capítulo 5 – O casamento de Narizinho é um fracasso!

 Nastácia cozinha. Barnabé leva uma encomenda de Benta para a cozinha. A Turma chega no Reino das Águas Claras. A recepção é maravilhosa. Narizinho e Emília vão ver o vestido com a Dona Aranha. Pedrinho, Rabicó e Visconde vão explorar o oceano. A encomenda de Benta é um microondas. Nastácia não gosta da nova tecnologia. A cozinheira coloca um copo de leite para esquentar, mas se atrapalha toda e deixa o leite queimar. Saci aparece e vai queimar o leite, mas percebe que o líquido já está queimado. Miss Sardine vai pegar o seu vestido com Dona Aranha, mas a costureira nem fez ainda. Emília fala "poucas e boas" para a sardinha. Pedrinho e Visconde encontram um navio naufragado e ficam maravilhados. Rabicó vê um tentáculo de polvo e acredita que é uma mandioca. O polvo pega o porco. Pedrinho e Visconde ouvem o grito de socorro do leitão e veem os apuros do Marquês. Um guarda do reino vai para o palácio e pede ajuda. O príncipe manda o Major Agarra e Não Larga Mais tomar providências. O Sapo chama um cardume de peixes elétricos, que salvam o porco. O Casamento de Narizinho começa. Pedrinho, Rabicó e Visconde chegam na hora. Nastácia fala para Benta que com o microondas a avó não precisa mais dela. A Cozinheira fica triste e sai. Benta vai atrás. Na hora da coroação no reino, aparece um peixe avisando que a coroa de rosquinha sumiu. Emília acredita que Rabicó comeu e a turma sai de dentro do ribeirão. Todos vão correndo para o Sítio, alegram Nastácia e dão muitas risadas.


 Capítulo 1 - Pedrinho e Narizinho tentam pegar um Saci!

O pôr do Sol alegra a todos no Sítio. Nastácia fala sobre o Saci. Pedrinho se interessa pelo ser. Cuca quer fazer alguma maldade com Narizinho, a neta de Dona Benta. Barnabé dá milho para as galinhas. Visconde o observa, mas logo sai para não ser comido pelas galinhas. Anoitece. Na sala, Pedrinho joga vídeo game. Narizinho lê um livro. Nastácia costura a Emília, mas vai continuar no outro dia, pois está com sono. Pedrinho combina com Narizinho de eles irem na casa de Tio Barnabé no dia seguinte. Saci fala com uma coruja na mata. Amanhece. Todos tomam café da manhã. Benta convida a turma para uma caminhada. Pedrinho avisa que vai ver o Pangaré. A avó nem imagina que o seu neto a enganou e foi falar com Barnabé. Cuca encontra uma flor azul na mata e diz que o feitiço vai dar certo. Visconde lê alguns livros na biblioteca. Emília pede para Nastácia contar uma história. A cozinheira conta a história da festa no céu. Barnabé conta tudo o que sabe sobre o Saci para o Pedrinho. Barnabé também conta como assustou o ser mágico. Pedrinho fica maravilhado com o Saci. Emília fala com Rabicó. O porco conta como Nastácia assou seus irmãos e como Narizinho o protege. A Boneca vai para a casa de Barnabé e conhece um pouco sobre os passarinhos que habitam o Sítio. Pedrinho e Narizinho pedem para Barnabé ensinar como se caça um Saci. O velho ensina. Cuca toma uma poção e começa a passar mal. Um redemoinho surge na frente de Pedrinho e Narizinho. O neto de Benta usa uma peneira e uma garrafa e entra no redemoinho. Pedrinho diz a Narizinho que conseguiu pegar um Saci. A menina fica alegre.

Capítulo 2 - Pedrinho e Saci em perigo!
  

Pedrinho pula em cima do rodamoinho e prende o tal Saci dentro da garrafa, mas a garrafa continua vazia. Emília aparece e avisa que Saci não existe. A Boneca e Narizinho zoam com o menino. A neta de Dona Benta convida Emília para pescar. Rabicó pega comidas na cozinha. Tia Nastácia aparece e o expulsa a vassouradas. Narizinho avisa Emília que ela precisa achar minhocas e sai. Rabicó aparece e a boneca faz ele pegar as minhocas. O Porco dá algumas do lanche da tarde. Tio Barnabé explica a Pedrinho que o Saci é invisível dentro da garrafa, e, para vê-lo, é preciso cair na modorra. O Velho se preocupa, pois isto pode dar problemas. Emília e Narizinho pescam. Um peixe belisca o anzol de Emília e a boneca cai dentro do ribeirão. Tia Nastácia se assusta ao ver a garrafa, que logo começa um redemoinho dentro. Narizinho consegue tirar Emília do ribeirão. As duas voltam ao Sítio. Dona Benta estranha o comportamento de Pedrinho. O menino avisa que vai a casa de Barnabé, mas vai ao Capoeirão dos Tucanos. Pedrinho acaba adormecendo. Narizinho deixa Emília secando no varal. A Boneca fica furiosa. Pedrinho acorda com um assovio. O menino fica pasmo ao ver o Saci. Emília quer sair do varal. Saci avisa Pedrinho que ele corre perigo na mata e oferece um trato: soltá-lo para ser salvo. Narizinho come jabuticabas. Rabicó aparece e come as cascas. Tia Nastácia leva um café para Dona Benta. Pedrinho aceita o trato de Saci e o solta. O diabinho de uma perna só mostra alguns segredos da mata virgem para o neto de Dona Benta. Pedrinho fica pasmo ao ver algo. Rabicó vai comer abóboras. Narizinho vai comer amoras. A Menina vê uma velha. Emília pede que Rabicó a tire do varal. O Porco recusa, pois ela o enganou. Saci explica para Pedrinho que o que ele viu é uma sucuri que acabou de comer um boi. Emília não consegue convencer alguns passarinhos a soltá-la do varal. Narizinho fica pasma ao perceber que a velha está lendo seu pensamento. A Velha dá uma flor azul para a menina cheirar. Narizinho pensa, pois Dona Benta sempre avisa que não podemos aceitar coisas de estranhos, mas acaba aceitando. A Neta de Dona Benta cheira a flor e vira uma pedra. A Velha se destransforma: é a Cuca. Pedrinho e Saci andam pela mata. Os dois ouvem um rugido de uma onça e sobem em uma árvore. A onça aparece. Pedrinho se assusta.

Capítulo 3 - Pedrinho fica sozinho com a Mula-sem-cabeça!

Tia Nastácia tira Emília do varal. A cozinheira a veste e a boneca conta o que aconteceu. Dona Benta se preocupa com seus netos. A Avó decide ir caminhar. Saci dá um pouco de pó. Pedrinho joga o pó no olho da onça, ela sai. É pó de mico. Emília bate em uma pedra e ela grita: "ai". É Narizinho. A Boneca percebe que pedra não fala e fica pasma. Dona Benta chega de sua caminhada. Tia Nastácia avisa sobre o acontecimento de Emília. A Boneca aparece e avisa sobre a pedra falante. Cuca observa pelo Caldeirão e fica feliz. Anoitece. Saci mostra o sacizeiro para Pedrinho. O ser folclórico explica. O Lobisomem uiva. Tia Nastácia ouve. Emília vê Rabicó e avisa Nastácia que Dona Benta quer comer leitão assado. Tia Nastácia vai colocar o lixo no lixeiro e vê Rabicó. O Porco foge. Emília fica feliz, pois está vingada. Pedrinho e Saci veem o Lobisomem. O Neto de Dona Benta se esconde. O Homem Lobo sente o cheiro de gente. Saci explica como ele virou lobisomem. Emília não encontra Narizinho. A Boneca decide fazer várias coleções. Emília pega as pilhas da boneca eletrônica para começar as coleções. A Boneca vai pedir uma canastra para Nastácia. Rabicó sente dor de barriga ao comer muita espiga de milho. Pedrinho e Saci correm do Lobisomem. O Homem Lobo vai atrás. Pedrinho tropeça. Saci o ajuda a se levantar, O Lobisomem se aproxima. Dona Benta, Tia Nastácia e Tio Barnabé se preocupam com o sumiço das crianças. Saci fuma o seu cachimbo. A Fumaça distrai o Lobisomem, que foge. Os dois comemoram. Dona Benta decide esperar seus netos para jantar. A Coruja vê a Pedra/Narizinho. Pedrinho começa a ficar com fome. O Menino vai procurar uma casca de tatu. Saci manda um besouro pegar os palmitos. O Menino fica maravilhado com o jantar. Depois, Saci ouve a Mula - sem - Cabeça relinchar e sai com medo. Pedrinho fica pasmo ao ver a mula.




Capítulo 4 - Cuca acorda furiosa com o pingo d'água!
 
Pedrinho lembra uma história de Tia Nastácia. O Menino pega uma vareta e fura a Mula - sem - Cabeça. Ela se transforma em uma mulher. Emília pede a Tia Nastácia uma canastra. A cozinheira acaba dizendo que vai dar uma canastrinha. Rabicó está com uma dor de barriga daquelas! A Antiga Mula agradece Pedrinho e fala a sua história. A Mulher vai embora. Pedrinho fica maravilhado. Saci aparece e o menino fica bravo com o ser folclórico. O Diabinho de Uma perna só convence Pedrinho a ver algo. Rabicó tem um pesadelo. O Porco acorda e avisa que nunca mais vai comer tanto. Rabicó vê uma espiga e começa a comer. Emília pede que Dona Benta conte uma história para ela. A Avó pega a história do Mundo. Saci percebe por uma flor que é meia - noite. Pedrinho vê a reunião dos sacis e fica maravilhado. Nastácia leva um café para Benta. Barnabé aparece e avisa que o Lobisomem está rondando o Sítio. Nastácia e Benta se assustam. A Avó vai telefonar para Teodorico. A Coruja avisa Saci que aconteceu uma tragédia no Sítio. Saci diz para Pedrinho que Cuca empedrou Narizinho. O Menino decide enfrentar Cuca. Pedrinho e Saci vão ao Sítio de rodamoinho para ver se a coruja falou a verdade. Os animais comentam na mata sobre o empedrecimento. Teodorico vai usar o telefone para chamar alguns homens para procurar as crianças. Dona Benta e Tia Nastácia estão muito preocupadas. Emília fica brava. Pedrinho e Saci ouvem a conversa de Benta e Teodorico. Os dois percebem que a coruja falou a verdade. Pedrinho vai pegar capacetes para ir de rodamoinho. Depois, Pedrinho e Saci observam Cuca dormindo, que acontece de 7 em 7 anos. O Menino fica pasmo ao ver como a Bruxa é feia. Saci faz Cuca dormir mais ainda. Os dois vão pegar cipós para amarrar Cuca. Nastácia, Benta e Teodorico acabam adormecendo. Emília vai acordar a avó para mostrar a pedra falante, mas o coronel acorda e a impede. A Boneca vai levar Visconde para mostrar. Saci e Pedrinho amarram Cuca. Saci faz um pingo d'água cair na sua testa. Cuca acorda furiosa.


Capítulo 5 - Tudo termina bem!

Cuca fica brava com Saci. A bruxa não aguenta o pingo d'água e diz que precisa de um fio de cabelo de Iara para desencantar Narizinho. Pedrinho e Saci saem e deixam Cuca amarrada. Emília está brava com o Teodorico. Nastácia chega na cozinha para fazer um suco de maracujá. A boneca tem uma ideia. Visconde não gosta nada. Pedrinho e Saci estão à caminho do ribeirão. Eles param para ver o Curupira cuidando das árvores. Depois eles continuam a caminhada. Emília aproveita uma distração de Nastácia e coloca pimenta em um copo com suco. A cozinheira vai levar para Benta e Teodorico. Visconde aparece e diz que o coronel só vai tomar o suco se Benta não tomar antes. A Boneca corre para tentar impedir, mas no final nem precisou. Teodorico pegou o copo com o suco de pimenta. Pedrinho e Saci chegam no ribeirão. Saci vai tentar pegar o fio de cabelo. O neto de Benta fica maravilhado com a Rainha das Águas e fica paralisado. Saci, sem querer, assusta Iara. A Mãe das Águas foge. Saci pega um fio de cabelo no pente da Iara. O diabinho de uma perna só pega uma planta e faz o Pedrinho voltar ao normal. Os dois voltam para a gruta da Cuca e descobrem que a bruxa estava enganado eles. Cuca, sob ameaça do pingo d'água fala que na verdade eles precisam de uma flor azul para desencantar a menina. Emília fala com mocha. A vaca diz para a boneca que os bichos já falam do sumiço de Narizinho. Emília se lembra da pedra falante e vai com Visconde até lá. O Sabugo ouve a pedra falar. Amanhece. Benta, Nastácia, Teodorico e Barnabé decidem ir procurar as crianças. Todos ouvem um grito de Pedrinho. Todos vão para fora e ficam felizes, mas maravilhados com o Saci. Pedrinho joga as pétalas da flor ao vento. Emília se prepara para chutar a pedra falante, quando ela se transforma na menina. Narizinho e a boneca voltam para o Sítio. Todos ficam felizes e comemoram.


 Capítulo 1 - Narizinho fica presa em uma armadilha!

Uma onça anda pela mata. A Turma brinca com bonecos de legumes. Rabicó aparece e come alguns bonecos. Emília vai atrás do porco. Tio Barnabé comenta com Nastácia que alguns animais sumiram do Sítio. O Velho deduz que haja caçadores no capoeirão. Dona Benta aparece com algumas sacolas. Barnabé leva as sacolas com agasalhos para o carro. Rabicó consegue fugir. Emília cai e dois besouros aparecem. Narizinho dá mais alguns agasalhos. Dona Benta pega e o Visconde cai. A Avó vai para o Arraial. Emília conta sua história para os besouros. Rabicó vê uma armadilha na mata. O porco desfaz a armadilha e pega a carne. Pedrinho e Narizinho continuam brincando. Visconde comenta sobre a cadeia alimentar. Dona Benta encontra Tico Tico e Sabiá. A avó convida os cantores para irem ao Sítio. Rabicó anda pela mata desfazendo as armadilhas. O Porco vê o acampamento de dois caçadores. Os caçadores ouvem um barulho de Rabicó. Cuca decide denunciar Saci para a sacizada. Rabicó consegue se esconder dos caçadores. O Telefone toca. Os besouros revelam a Emília de que existe Caçadores no capoeirão. A boneca fica pasma. O Chefe dos Caçadores dão uma bronca neles. Rabicó ouve tudo e foge. O Porco chega ao Sítio e revela sobre os caçadores. Emília aparece e também fala sobre os homens. Pedrinho ordena Emília descobrir mais algo. A Turma vai investigar. Emília descobre através dos besouros que os buchos fizeram uma assembléia. Um dos caçadores acaba ficando preso na própria armadilha. A Onça observa tudo. A Turma desfaz as armadilhas. Barnabé convida Nastácia para ir a fazenda de Teodorico ver bezerros. Tico Tico e Sabiá aparecem. Barnabé acaba ficando com ciúmes de Nastácia. A Turma se separa para desfazer as armadilhas mais rápido. Narizinho acaba ficando presa em uma armadilha. Pedrinho, Emília, Visconde e Rabicó ouvem o grito de socorro.

Capítulo 2 - Os Caçadores encontram a turma!


Pedrinho liberta Narizinho. A Turma decide ir ao Sítio preparar um plano. Cuca procura pela sacizada. Os Caçadores têm a ideia de colocar sonífero em uma carne. Os besouros ouvem e revelam a Emília. A Boneca avisa o resto da turma. Eles decidem já ir para a "guerra". Saci percebe que há algo de estranho na mata. Barnabé não gosta da visita de Tico Tico e Sabiá. Dona Benta chega ao Sítio e fala que todos os fazendeiros colaboraram para a Campanha do Agasalho. Tico Tico e Sabiá aceitam animar a festa que acontecerá à noite. Tio Barnabé fica bravo. A Turma chega no acampamento dos caçadores. Rabicó tenta sair, mas é impedido por Narizinho. Saci também vê os caçadores e quase cai em uma armadilha. Ele ouve o grito de Cuca. Pedrinho diz que é só trocar o sonífero por sal. Rabicó terá de ser a isca. Saci vê Cuca presa em uma armadilha e vai embora, pois ela acredita que ele fez a armadilha. Rabicó distrai os caçadores e Narizinho troca o sonífero por sal. O Porco se esconde e Emília e Pedrinho fazem os caçadores caírem. A Turma comemora. Saci salva Cuca. A Bruxa promete ajudá-lo a se livrar dos caçadores. Os Caçadores voltam ao acampamento e vão à caça. Um deles coloca a carne com o "sonífero" no chão. Os caçadores sobem em uma árvore para se esconder do animal. Emília traz Rabicó de volta ao esconderijo da turma. A Onça come a carne e não dorme. Ela vai embora. Os caçadores ficam pasmos. A Turma comemora. Os caçadores aparecem e querem que eles sejam a caça.



 Capítulo 3 - Será que Emília encontrou o rinoceronte?

Os caçadores amarram a turma do Sítio. Cuca e Saci andam pela mata vendo as armadilhas. A Bruxa fica brava e quer se vingar dos caçadores. No Sítio, Benta, Barnabé e Nastácia arrumam a mesa da festa do agasalho. Tico-Tico e Sabiá tocam com o violão. Benta percebe o ciúme de Barnabé com Nastácia. Os caçadores colocam um caminho de carnes até a turma, que está amarrada. Eles querem que a onça comam Emília, Visconde, Pedrinho, Narizinho e Rabicó. A Festa do agasalho começa. Teodorico e várias pessoas do Arraial comparecem. A onça chega perto da turma. Emília consegue tirar uma granada de vespa do seu bolso e joga no animal. A onça foge. Os caçadores ficam bravos com a turma. Cuca aparece por trás. A bruxa os transforma em sapos, pois eles espalharam armadilhas pela mata. Saci desamarra todos e eles fogem. A Turma chega no Sítio e aproveita a festa do agasalho. Depois da festa, todos veem na TV uma reportagem sobre um rinoceronte fujão. A Turminha quer encontrar o animal africano. Nastácia não gosta muito da notícia. Amanhece. Emília e Visconde olham através do binóculo na varanda de cima e procuram pelo rinoceronte. Pedrinho e Narizinho conversam sobre o animal africano. O dono do circo, mais a mulher barbada e o perna de pau andam pelo Capoeirão atrás do rinoceronte. Nastácia ouve no rádio sobre o bicho fujão e fica com medo. Barnabé tenta acalma-la, mas não consegue. Emília e Visconde gritam que encontraram o rinoceronte pelo Sítio.

 Capítulo 4 - Tia Nastácia desmaia ao ver o rinoceronte!


Emília mostra para Pedrinho e Narizinho onde viu o rinoceronte, mas na verdade era o Rabicó escondido no meio de um arbusto. A Boneca não vai desistir. Nastácia mostra para Benta um jornal com a notícia sobre o rinoceronte. A avó lê e diz a Nastácia que uma dupla será responsabilizada pela caça do animal. Essa dupla já está pelas redondezas: XB1 E XB2 vão entrar em ação. Emília descobre pelos seus besouros que um animal muito grande apareceu pela estrada de Tucanos. A Boneca fica interessada. Emília vai à cozinha e encontra Narizinho e Pedrinho. A Boneca diz que tem um rinoceronte para vender ao neto de Benta. Pedrinho fica bravo e sai, pois não acredita no que Emília falou. Benta vê na TV tudo sobre a caça do rinoceronte. Emília diz para a avó que um rinoceronte ia ficar bem bonito no jardim do Sítio. Benta não gosta da ideia. Emília quer encontrar o bicho. A Boneca e o Rabicó vão para o local onde os besouros viram o animal. O porco vê o rinoceronte e foge. Emília vai falar com o animal. O rinoceronte diz que fugiu do circo, pois era maltratado. Ele não aceita ir ao Sítio, pois quer ir para a África. Rabicó conta para Pedrinho, Narizinho e Visconde sobre o rinoceronte. Os primos e o sabugo saem para o quintal e encontram Emília. A Boneca diz que o bicho foi para a África. Rabicó come os brigadeiros que estão na sala. Nastácia chega e o expulsa. Benta assina na internet uma lista para o rinoceronte voltar para a África. O rinoceronte decide se esconder no Sítio do Picapau Amarelo, pois o Miguelito está por perto. Toda turma sai para procurar o animal que fugiu do circo. No caminho, eles encontram o dono do circo, a mulher barbada e o perna de pau, mas não gostam da conversa deles. Nastácia anda pela varanda do Sítio e Vê o rinoceronte. A cozinheira desmaia.

Capítulo 5 - Quindim, o novo morador do Sítio!


Tia Nastácia desmaia ao ver o rinoceronte. O Animal corre com medo até a porteira. A Turminha chega e o vê. Benta tenta acalmar Nastácia. Bx2 e Bx3 querem investigar. Emília conversa com o rinoceronte e apresenta o animal para Visconde, Pedrinho e Narizinho. O Rinoceronte procura a África em um mapa. Os besouros aparecem e avisam que os artistas do circo estão indo para o Sítio. A Mulher Barbada vê umas pegadas do Rinoceronte. O Perna de Pau vê uma casa: é o Sítio. Bx2 e Bx3 chegam ao Sítio e perguntam sobre o animal. Nastácia avisa que viu o Rinoceronte. Bx3 percebe que o animal está indo para o sul. Pedrinho e Narizinho pedem para Barnabé cuidar de um bichinho. Emília traz o Rinoceronte. O Velho fica pasmo. A Turma do Sítio revela para Dona Benta e Tia Nastácia que o rinoceronte está na casa de Barnabé. Tio Barnabé conta histórias da África para o rinoceronte. Dona Benta chega com a Turminha. A Avó percebe que o animal não é feroz. Pedrinho pede para a sua avó para ele ficar no sítio. Benta não aceita. Miguelito aparece e avisa que ele vai voltar para o Circo. Emília o manda provar que o rinoceronte é seu. Miguelito a convida para trabalhar no circo. A Marquesa não aceita. O Dono do Circo mostra a certidão de nascimento do animal. Bx2 e Bx3 estão a caminho do Sítio. No Sítio, todos se despedem do rinoceronte. Emília dá um nome para o animal: Quindim. Os Artistas estão indo embora. Quindim dá uma entrevista para a televisão. Miguelito interrompe e convida todos para um espetáculo. Dona Benta avisa para todo o Brasil que os donos dos circos não podem maltratar os animais. Bx2 e Bx3 aparecem. Bx3 vê o documento de Miguelito e afirma que é falso. Todos os moradores do Sítio comemoram. Miguelito fica furioso e vai embora. Emília diz para ele levar Rabicó junto, o Porco foge. Nastácia dá uma roupa nova para Quindim. O Rinoceronte pede para Bx2 e Bx3 para ficar no Sítio do Picapau Amarelo. Dona Benta concorda. Todos comemoram.
 

 Capítulo 1 - Será que Dona Benta deixa os peixes entrarem?

Narizinho e Emília conversam na beira do ribeirão. As duas ouvem um miado e vão ver de onde vem. Nastácia está com uma crise de tosse. Barnabé chega e percebe. Pedrinho tenta ensinar Saci a andar de skate. Quindim ainda não está acostumado com tanta liberdade. Dona Benta e Visconde conversam sobre livros. Emília e Narizinho encontram um gato no capoeirão. Ele diz que conhece as duas e faz charadas. Ele avisa que conhece um tal de Príncipe Escamado e que está indo para o Sítio com todos do Reino das Águas Claras. A Boneca e a menina vão avisar Pedrinho. O Neto de Dona Benta não consegue andar no redemoinho do Saci. Quindim vai ao galinheiro e fica por lá. Emília e Narizinho avisam para o Pedrinho sobre a visita da comitiva do príncipe. Logo depois, todos vão almoçar. Nastácia vai até a cozinha e vê pela janela os peixes. A Cozinheira avisa para todos. A Turminha corre para a janela, todos observam. Benta e Nastácia ficam pasmas. Rabicó vê alguns caranguejos e corre de medo. Rabicó encontra Quindim no galinheiro e vai ensiná-lo a viver com liberdade. A Turminha pede para a avó deixar os peixes entrarem. Benta fica pensativa.

Capítulo 2 - Pedrinho quer pegar o ovo do gavião!


Dona Benta pensa bem e vai falar com o Príncipe. A Avó convida todos para entrarem. Nastácia tem medo. Rabicó mostra a lata de lixo para Quindim. Dona Benta e Nastácia conhecem os visitantes. Rabicó leva Quindim para a cozinha. O Porco come várias coisas e manda o rinoceronte pegar uma panela. Nastácia chega e espanta o Rabicó. Dona Aranha e suas filhinhas costuram algumas meias. Emília chega para conversar com a dona aranha. Pedrinho e Major Agarra e Não Larga Mais querem fazer uma competição para ver quem é mais corajoso. Miss Sardine conversa com Nastácia na cozinha. Dona Benta passeia com Doutor Caramujo perto do ribeirão. Emília continua a conversa com Dona Aranha. Visconde dá as coordenadas para a primeira prova. Pedrinho consegue montar no pangaré sem a cela. Major não consegue. Quindim vai ao pomar com o Rabicó. Dona Benta faz alongamentos com a ajuda de Doutor Caramujo. Pedrinho começa a segunda prova. O Menino sobe na árvore para pegar um ovo do gavião. A Mãe do gavião ronda a árvore.

Capítulo 3 - Nastácia acaba engolindo a pílula do pinto Sura!


Miss Sardine conhece novas coisas na cozinha. Pedrinho consegue pegar o ovo do gavião. Major sente medo e Pedrinho devolve o ovo ao ninho. Emília conversa com uma estrela do mar. Doutor Caramujo conhece o computador. Barnabé chega e avisa o que houve com o pinto Sura. Emília e Narizinho levam o Príncipe Escamado para conhecer a Vaca Mocha. O Príncipe Rei desmaia, mas logo acorda. A Boneca e a menina falam tudo sobre a Mocha. Emília quer trocar a vaca por uma baleia. Dona Benta não deixa. Pedrinho consegue atravessar o ribeirão em uma tora. Major inventa mais uma desculpa. O Menino vence a competição, mas corre quando vê vespas. Miss Sardine fica encantada com o óleo na frigideira. Dona Benta chama Nastácia e ela sai. Quindim e Rabicó andam pelo Sítio. Miss Sardine decide nadar na frigideira com óleo quente. Major conversa com o Pedrinho e se retira para dormir. Príncipe Escamado e Narizinho o flagram. Nastácia vai dar uma pílula para o pinto sura, mas ele assopra primeiro e Nastácia passa mal.

 Capítulo 4 - Visconde encontra uma pista!


Nastácia começa a cacarejar. Visconde fica fascinado com a história do Sherlock Holmes. Narizinho e Príncipe Escamado comem jabuticabas. Benta resolve levar Nastácia para dentro de casa. Miss Sardine pula no óleo fervendo. Todos resolvem fazer uma partida de peteca. Nastácia vai para cozinha. A Partida começa. Nastácia grita por socorro. A Cozinheira mostra Miss Sardine a todos. Príncipe e sua corte vão embora do Sítio. As galinhas do Sítio estão assustadas. O Gato chega na casa de Dona Benta para contar histórias, todos ouvem. Tio Barnabé percebe sumiço de alguns pintinhos no galinheiro. O Velho conta para Nastácia. Todos ouvem as histórias do gato. Logo depois, todos vão dormir. Amanhece. Visconde e Pedrinho vão ao galinheiro procurar pistas do sumiço das galinhas. O Visconde encontra uma pista.
  Capítulo 5 - Visconde revela o gato!
 

Visconde encontra uma pista no galinheiro. Emília e Narizinho tomam café com Dona Benta. A avó conta sobre o desaparecimento dos pintinhos. Visconde examina o pelo. Nastácia acredita que foi o Saci que roubou as galinhas. Narizinho e Pedrinho fazem um laboratório para o Visconde. O Sabugo fica feliz. Benta diz para Nastácia que Emília está pensativa com a história que vai contar à noite. Anoitece. A História de Emília começa e todos gostam, menos o gato. A Boneca vai para a varanda e o gato a provoca. Emília arranca um pelo do animal. Visconde pede pra examinar o pelo que Emília arrancou. O Sabugo fica pasmo e manda a boneca reunir todos na sala. Visconde começa a contar uma história e todos desconfiam. O Sabugo vai contando a história e diz que o gato é o ladrão de pintinhos. Nastácia corre atrás do bicho com a vassoura. O animal vai embora. Depois, Benta nomeia Visconde como mais um administrador do Sítio. A Turminha pede para avó contar mais uma história.


  Capítulo 1 - Saci se assusta com uma sombra misteriosa!


Narizinho e Emília comem jabuticabas na jabuticabeira. A Menina pega uma fruta com uma vespa em cima. Narizinho ganha uma ferroada na língua e grita. Benta e Nastácia ouvem os berros e saem correndo. A cozinheira tira o ferrão da língua de Narizinho. Pedrinho pesca com Tio Barnabé. O menino reclama que as botas estão apertadas. Barnabé avisa que ele está crescendo. Cuca chama o Saci para mostrar que o Pedrinho está crescendo. A Bruxa manda o Saci sumir com algumas coisas do menino, se não ele não vai acreditar mais em sacis. Emília e Narizinho veem a vespa morta e decidem fazer um enterro. Pedrinho chega ao Sítio com Barnabé. Teodorico chega e fala para o menino que ele está crescendo. Benta recebe seu compadre. Teodorico entrega o livro do Peter Pan. Pedrinho fica entusiasmado com a história do menino que não queria crescer. Narizinho chama o primo para o enterro da vespa. No enterro, Visconde faz um discurso. Pedrinho avisa sobre a história. Todos correm. A Turminha resolve adiantar o relógio para chegar a hora da história. Benta e Nastácia percebem. Anoitece. Benta conta a história de Peter Pan. Saci aparece no quarto de Pedrinho e procura algo para sumir. A avó decide continuar a história outro dia. Todos vão dormir. O Neto de Dona Benta chega em seu quarto e Saci desaparece. O Menino vai dormir. Uma sombra ronda o Sítio. Saci aparece novamente no quarto e decide sumir com um skate. A sombra aparece.

Capítulo 2 - País das Fábulas, aí vamos nós!


Saci fica assustado com a sombra e some no redemoinho. Amanhece. Pedrinho conversa com Visconde na jabuticabeira. O sabugo sai para ler um livro. Pedrinho escuta uma voz e fica pasmo. Emília mostra para Quindim o livro do Tarzan, que se passa na África. A Boneca pede para o rinoceronte ler para ela. Um vizinho de Dona Benta liga para ela e fala que a cerca de sua casa foi derrubada. A avó percebe os problemas dos habitantes do Arraial. Nastácia comenta que a cerca pode ter sido derrubada pelo lobisomem. A cozinheira diz que as assombrações se unem. Benta tem uma ideia para ajudar as pessoas do Arraial. Pedrinho conhece um menino invisível. O ser convida toda turma do Sítio para conhecer o País das Fábulas e entrega um mapa para Pedrinho. O neto de Dona Benta vai avisar o resto. Emília, Narizinho e Visconde adoram. Benta conta para Teodorico que todos do Arraial precisam se unir para acabar com os problemas. Anoitece. Emília arruma a sua canastra. Narizinho e Pedrinho já estão dormindo. Nastácia e Benta estranham as crianças não terem vindo ouvir a história. Benta chama os netos e todos vão continuar a ouvir a história de Peter Pan, mas estão ansiosos com a viagem. Cuca vai ao Sítio pegar algumas jabuticabas para fazer uma maldade com Narizinho. Na madrugada, Emília, Narizinho, Visconde e Pedrinho já estão esperando no quintal a chegada do ser misterioso. O Menino invisível grita. Todos correm para a goiabeira. Emília dá uma pena para o ser e o apelida de Peninha. O Novo amigo da turminha joga o pó de pirlimpimpim e todos estão a caminho do País das Fábulas.

Capítulo 3 - Os Macacos capturam a turma!


A Turma do Sítio chega ao País das Fábulas. Peninha os apresenta a La Fontaine. Dona Benta convida todos do Arraial para uma reunião. La Fontaine escreve a história da Cigarra e a Formiga. A Turma observa. Emília interrompe a história. Rabicó vai pegar jabuticabas e percebe que elas sumiram. Emília dá uma folha para a Cigarra. A Boneca faz a Formiga ter a sua cara batida na porta. La Fontaine chega e avisa que a Formiga já aprendeu a lição. Rabicó avisa Quindim sobre o sumiço das jabuticabas. Emília pede para La Fontaine criar uma Fábula com ela. Narizinho a interrompe. O Fabulista fala onde mora Esopo. A Turma vai conhecê-lo. Quindim encontra pegadas. O Rinoceronte percebe que ao lado dos pés tem outra pegada de uma perna só. A Turma do Sítio conhece Laura, a Menina do Leite. Cuca e Saci veem através do caldeirão que Quindim está atrás das pistas deles. A Turma está chegando perto da caverna do Leão. Emília, Pedrinho, Narizinho e Visconde veem a Fábula ´Os Animais e a Peste`. Dona Benta recebe os convidados da reunião no Sítio. Na Fábula, o Leão quer ser o sacrificado, mas a culpa vai parar em cima do Burro por ele não ter cometido nenhum crime. Saci faz novas pegadas. Quindim chega e fica atrapalhado, mas consegue descobrir a farsa. A Turma quer salvar o Burro Falante. Dona Benta organiza a reunião. O Tigre vai sacrificar o Burro Falante. Peninha o salva. O Leão fareja a turma e eles fogem. O Menino Invisível joga o pirlimpimpim no Burro Falante. Cuca disfarçada de velha entrega as jabuticabas enfeitiçadas a Rabicó para ele entregar a Narizinho. O Porco fica pensativo se come uma frutinha. A Turma consegue fugir do Leão, mas Pedrinho, Emília, Narizinho e Visconde acabam sendo presos por macacos.

Capítulo 4 - Barão de Munchausen tenta salvar Visconde!


A turma é presa por macacos e levada até o rei. Emília e Narizinho conseguem enrolar o líder dos macacos e saem. Visconde avisa que está muito cansado e pede um tempo. Pedrinho se revolta e é amarrado. Peninha e o Burro falante veem o neto de Dona Benta e conseguem salvar o menino. Todos voltam ao Sítio. Benta e Nastácia ficam felizes. Pedrinho percebe que Peninha sumiu. A Turma conta a aventura para Benta, que decide ir ao País das Fábulas. O Rabicó come as jabuticabas que a Cuca transformada de velhinha levou ao Sítio e cai em um sono profundo, ninguém consegue acorda-lo. Benta e a turminha enganam Nastácia e tomam uma pitada de pirlimpimpim, mas acabam chegando em um lugar que não é o País das Fábulas. Visconde faz uma rede para descansar entre dois troncos. Na verdade, os troncos são as pernas do Pássaro Roca. A ave voa e o Visconde vai junto. Pedrinho usa pirlimpimpim e some. Logo depois, o menino aparece com o Barão de Munchausen, que atira no pássaro.

 Capítulo 5 - Rabicó é salvo!


O Barão de Munchausen atira no pássaro Roca. Visconde perde o equilíbrio e cai no mar. Pedrinho e Barão entram na água para procurar o sabugo. Nastácia e Barnabé estranham o sumiço de Benta e ficam preocupados com o sono profundo do Rabicó. Saci aparece e conta a maldade que a Cuca fez com o porco. Pedrinho e Barão saem do mar sem nada. Narizinho anda pela praia e encontra Visconde sem vida e embolorado com a canastra de Emília do lado. Todos ficam tristes com o estado do Visconde. No Sítio, Rabicó sonha que virou Príncipe e Emília está apaixonada por ele. Emília guarda o Visconde na canastra para Tia Nastácia consertar. Barão convida todos para visitarem o seu castelo. As pessoas da associação chegam no Sítio para conversar sobre os problemas do Arraial. Nastácia fala com Teodorico e não sabe o que fazer, pois Dona Benta desapareceu. Enquanto isso, todos ficam admirados com o castelo do Barão de Munchausen. O barão convida todos para um lanche. No lanche, o barão conta uma de suas aventuras. Emília também inventa uma história e todos gostam. Barão é chamado para um trabalho em seu país. Ele sai e deixa todos à vontade. Benta quer voltar para o Sítio. Pedrinho pega o pó de pirlimpimpim e percebe que quando entrou na água o pó ficou molhado. Emília revela que guardou um pouco e todos voltam pro sítio. Chegando lá, Barnabé avisa Dona Benta sobre a associação. O velho conta sobre o feitiço de Cuca para Narizinho e Emília. Benta se desculpa com todos pela demora e diz que tem várias ideias para melhorar o Arraial dos Tucanos. Pedrinho agradece Nastácia por ter consertado o Visconde. Narizinho convence Emília a dar um beijo no Rabicó. A boneca dá e o porco acorda. Visconde e Pedrinho chegam. Os primos vão para a mangueira. Rabicó vai atrás. Emília e Visconde saem para escreverem as aventuras que viveram. Cuca vê no seu caldeirão todos felizes, e fica brava. A bruxa come algumas jabuticabas, esquecendo que estão enfeitiçadas, e dorme. Saci ri da cena.


Capítulo 1 - Ali Babá pede ajuda!


Pedrinho, Narizinho e Emília brincam de pique-esconde. Depois, Narizinho dá a ideia de eles convidarem alguns personagens do Reino da Fantasia para uma festa no Sítio. Teodorico chega para conversar com Benta. A avó percebe que o seu amigo está com dor nas costas e dá a ideia de eles irem caminhar pelo Sítio. Na sala, a turma faz os convites para a festa. Dona Benta chega e descobre sobre o que eles estão tramando. A avó avisa que vai caminhar com Teodorico. Os convites ficam prontos. Narizinho pede para o beija-flor levar os convites para todos. O pássaro vai. Saci escuta a conversa da menina com o beija-flor e fica bravo por não ser convidado para a festa. Dona Benta e Teodorico passam por uma fonte e se lembram de quando eram crianças. Cuca observa do caldeirão e tem uma ideia. Narizinho e Emília enfeitam a sala. Pedrinho encontra sua filmadora para filmar a festa. O Menino sai. Saci aparece e decide aprontar alguma. Narizinho manda Quindim ficar de olho para nenhum penetra entrar na festa. Emília encarrega Rabicó de anunciar os convidados. Visconde vai ficar observando na janela para avisar quando chega alguém. O Burro Falante vai ser o garçom. Nastácia vai fazer os quitutes. Cuca faz a fonte voltar a jorrar água e coloca um feitiço no líquido. Visconde observa na varanda de cima e avisa para Narizinho e Emília que está chegando alguém. Cinderela chega para a festa. Emília já vai falar com a princesa. A segunda convidada a chegar é a Branca de Neve. Enquanto todos comem, Saci rouba a filmadora do Pedrinho e sai filmando por aí. Benta e Teodorico veem a fonte e bebem da água. Os dois voltam a serem crianças. Nastácia arruma a mesa de doces e todos comem. Ali Babá entra na casa avisando que os quarenta ladrões estão atrás dele.
 
  Capítulo 2 - O que será que Dona Carochinha quer?

A turma entra em desespero com os quarenta ladrões. Rabicó anuncia mais um convidado, Aladim. Emília pega a lâmpada mágica e deseja que os quarenta ladrões sumam. Dito e Feito. Benta e Teodorico chegam ao sítio e entram pela cozinha. Nastácia não os reconhece e acha que são João e Maria. A cozinheira não acredita que a menina é Dona Benta. Narizinho e Pedrinho também não acreditam. Chapeuzinho Vermelho chega. Não demora muito, e o lobo mau também consegue passar pelo Quindim. Todos se assustam. Nastácia se lembra de uma oração que Dona Benta a havia ensinado e consegue expulsar o lobo. A avó criança pergunta à Nastácia se ela usou a oração de Francisco. A cozinheira descobre que a menina é realmente Dona Benta. Emília pede para o gênio de Aladim fazer a avó e Teodorico voltarem ao normal. Saci mostra à Cuca, a câmera que roubou de Pedrinho e a bruxa faz um clipe. O Lobo Mau encontra Rabicó e decide devorá-lo, mas Quindim defende o porco. Todos aproveitam a festa e à meia-noite os personagens vão embora. Entrou por uma porta e saiu por outra, quem quiser que conte outra! Emília percebe que Aladim esqueceu a lâmpada. Visconde vê outra pessoa vindo. Dona Carochinha chega. O que será que ela quer?

Capítulo 3 - Emília quer ir embora do sítio!


Dona Carochinha diz que veio ao sítio buscar a lâmpada de Aladim. A barata critica a educação dos netos de Dona Benta e a avó a expulsa. No dia seguinte, Benta recebe uma encomenda de livros, nesta noite ela irá ler a história do Pinóquio. Saci coloca Quindim para rodar em seu redemoinho. O Rinoceronte fica furioso, e descobre que o ser roubou a câmera do Pedrinho. Dona Benta começa a ler a história do Pinóquio, Emília tem uma ideia, mas diz que vai contar somente se Pedrinho der pra ela seu cavalinho de madeira. A boneca diz para eles procurarem um tronco falante, como na história de Pinóquio. Pedrinho gosta da ideia e Emília ganha o cavalo. Tio Barnabé e Quindim decidem dar uma lição em Saci, e fazem uma armadilha. Emília manda Visconde se esconder dentro de um tronco de árvore, e gemer quando Pedrinho passar e bater no tronco. O menino chega com a novidade e todos fazem um desenho para ver como seria o visual do boneco. Todos acabam descobrindo que Emília tentou trapacear na hora do sorteio e ficam bravos com a boneca. Ela decide ir embora. Saci cai na armadilha de Quindim e Barnabé e os dois riem do capetinha. Visconde vê Emília caminhando em direção à porteira e corre para avisar a todos. A boneca manda um beijo para o sítio e diz Adeus.

Capítulo 4 - Pedrinho faz os olhos de Emília arregalarem!
  
Narizinho impede Emília de ir embora. A boneca diz que vai ficar somente se Tia Nastácia fizer um vestido novo pra ela. O modelo do boneco da cozinheira acaba sendo sorteado e todos riem, pois foi o mais feio. Tia Nastácia faz o boneco. Emília decide colocar um rabo em seu cavalinho de madeira. Quindim devolve a câmera para Pedrinho e ele filma o rinoceronte dançando. Tia Nastácia apresenta seu boneco e Emília o apelida como João Faz-de-conta. A consciência de Visconde começa a pesar por ter enganado Pedrinho. O Menino não entende por que João Faz-de-Conta não fala e vai até o toco de árvore. Ele encontra alguns grãos de milho. Visconde acaba confessando tudo. Pedrinho fica furioso e decide se vingar. Visconde endoida e desmaia de tanto conhecimento. Narizinho pede para Rabicó ir até o Reino das Águas Claras e trazer Doutor Caramujo. Pedrinho começa a colocar um monte de coisas na cabeça de Emília, e a boneca acaba arregalando os olhos com as mentiras do garoto.

Capítulo 5 - Visconde volta ao normal!

Nastácia vê Emília com os olhos arrebentados e os costura. A Boneca agradece. Doutor Caramujo chega ao Sítio, examina Visconde e diz que precisa fazer uma cirurgia. Emília tem a ideia de fazer o circo de Escavalinhos no Sítio. A Boneca conta para Pedrinho. O Menino fica interessado e eles decidem fazer o Visconde virar palhaço. Doutor Caramujo tira alguns números de dentro da barriga do Visconde, mas deixa alguns para ele não ficar sem ciência. O médico cola o corte da barriga. Pedrinho e Emília chegam e falam do circo para Narizinho. O neto de Benta convida o Doutor e todos do Reino das Águas Claras. O médico vai embora. Pedrinho faz um cartaz do circo. Todos fazem convites, que voam para os convidados. Pedrinho decide fazer um convite geral para os personagens do reino da fantasia. O menino sobe em uma árvore e joga a carta ao vento. Narizinho dá a ideia de eles cobrarem ingresso antecipado para conseguirem dinheiro, e comprar a lona do circo. Benta faz os ingressos no computador e compra um. Nastácia paga a metade do preço, mas vai fazer quitutes para vender no circo. Quindim vai à fazenda do Coronel Teodorico e pega emprestado um cachorro para ficar de guarda na hora do espetáculo. Pedrinho, Rabicó, Conselheiro e Barnabé erguem o circo. Benta costura roupas para Emília e Narizinho. Nastácia faz cocadas e expulsa Rabicó da cozinha. Os convidados chegam. Narizinho apresenta Emília no seu cavalo. Conselheiro fala para Pedrinho que o Visconde palhaço sumiu. Quindim pede para o Faz de Conta segurar os balões. O boneco voa junto e cai no chão. A plateia ri. Quindim apresenta o seu número de domador. Rabicó usa fantasia de elefante e diverte todos. O cachorro foge da mão de Barnabé e ataca o porco. Todos riem e o espetáculo acaba. Anoitece. Conselheiro, o Burro Falante vai à sala, e tira o Visconde de dentro de um livro. O sabugo voltou a ter ciência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário